quinta-feira, 26 de abril de 2012

Perfis das Turmas


Perfil da Turma

Maria Lídia Barreto – 3º Ano D
Minha turma é formada por trinta e cinco alunos, sendo treze meninas e vinte e dois meninos. Tenho vinte alunos que leem com fluência, nove leem silabando, seis que estão em fase de reconhecimento de letras.

A turma teve um rendimento regular neste bimestre, alguns alunos ficaram no conselho de classe, para fazer apoio pedagógico,. muitas vezes tenho utilizado o UCA para ajudar no apoio utilizando jogos educativos de alfabetização no site Escola Game e com jogos do próprio UCA, também tenho utilizado o UCA para fazer pesquisas, no editor de texto e leitura com todos os alunos.
Quanto a profissão dos pais de meus alunos a maioria trabalha como autônomo por conta própria e a maioria das mães trabalham em casa de família como doméstica.


Plano de Aula

Objetivos:

Desenvolver nos alunos a habilidade da leitura e da escrita

Conteúdos:
Leitura e interpretação
Produção de texto

Desenvolvimento:

Utilizando o UCA em jogos educativos de alfabetização do próprio UCA e escola Game, para que eles despertem o gosto pela leitura, trabalhando letras, sílabas e formação de palavras.
Também o UCA será utilizado para pesquisa e registro no editor de texto.











Perfil da Turma

Maria Lídia Barreto – 5º Ano A
Minha turma é formada por trinta alunos, sendo dez meninas e vinte meninos.
Este Bimestre o rendimento da turma foi regular, ficando 13 alunos para o Conselho de Classe. Estes alunos irão fazer apoio pedagógico. 17 alunos leem com fluência e compreendem a mensagem do texto. 05 alunos leem silabando e tem dificuldade para interpretar. 05 alunos estão em fase de reconhecimento de letras e formação de sílabas simples e dobradas.
Tenho utilizado o UCA na sala em pesquisas e registros utilizando o editor de texto. Também uso o UCA para auxiliar os alunos do apoio usado o site Escola Games, os jogos educativos do próprio UCA.
Quanto a profissão dos pais de meus alunos a maioria trabalha como autônomo. Poucas mães trabalham fora de casa, no comércio local ou em casas de família.


Plano de Aula

objetivos:
Ler, interpretar e produzir textos.

Conteúdos:
Leitura e interpretação;
Produção de texto.

Desenvolvimento:
Leitura no UCA, pesquisa e registro no editor de texto.
Escrita de sílabas e palavras no editor de texto.
Leitura nos jogos da Escola Game e também nos jogos educativos do UCA.

2 comentários:

  1. Lídia, muitas perguntas: como estão as turmas nas outras áreas do conhecimento? As leituras com o UCA são livres ou dirigidas? O que eles têm escrito com o editor de texto e que pesquisas estão sendo realizadas? Eles usam os computadores em casa ou só na escola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Raquel, tudo bem?

      O rendimento da turma nas outras áreas de conhecimento está regular, e nos estamos usando o UCA em atividades dirigidas, como: A pesquisa sobre a seca e visita a barragem de miroros,
      quanto as leituras são dirigidas e outras livres. OS alunos estão utilizando o kword para produzir textos e salvando, irei postar o video, o depoimento , e o relato dos alunos sobre o trabalho realizaddo. Dentro do projeto seca.
      abs

      Excluir